segunda-feira, 26 de maio de 2008

BOUDER CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

"Em 2001, quando estive pela segunda vez na Serra do Cipó - MG, ouvi falar pela primeira vez sobre um novo, e promissor, point de boulder perto dali (60km), Conceição do Mato Dentro. Desde então, o point vinha sendo intensamente desenvolvido nos últimos anos pelos escaladores da reigão. No entanto, nos últimos dois anos, o point vem enfrentando uma série de problemas com a prefeitura local a respeito de acesso aos setores de boulder (leia mais sobre isso no fórum do site Escalada Brasil), deixando o point um pouco esquecido (atualmente dois dos cinco setores estão fechados para a escalada).

Nos últimos meses os escaladores locais (Marquinho, Gretta e CIA), num esforço louvável, estão finalmente conseguindo estreitar as relações com a prefeitura local. Prova disto é que a partir de semana que vem, dia 31/05, não será mais cobrado a taxa de R$ 6,00 para acessar o sítio (fonte: fórum do site Escalada Brasil). Vale lembrar que a taxa só era cobrada dos escaladores. Dos turistas e farofeiros, nada...
Mesmo neste contexto um pouco conturbado, não tive dúvida em ir conhecer o point no feriado de Corpus Cristi. E para provar que o point não esta esquecido, um grande número de escaladores esteve presente ralando os dedos durante os 4 dias do feriado (aproximadamente 30-40 pessoas).

Conceição impressiona a primeira vista, não só pela beleza do local (tem o pôr-do-sol mais show do Brasil!), mas também pela qualidade da escalada, isso sem contar o potencial local, a energia, o astral e a simpatia do povo. Para se ter uma idéia, durante os 4 dias da trip, concentramos os esforços somente no setor do Salão de Pedra. E ainda faltou entrar e mandar alguns boulders!
Quanto aos boulders, prevalecem os desplomes, quase teto! Fantástico!! Sem falar nas famosas viradas de Conceição. Algo que só provando e sentindo o veneno para entender do que se trata (por exemplo, a virada do Trinca – V8).

E falando mais um pouco dos boulders, perto do refúgio do Marquinho e da Gretta, a galera está desenvolvendo um novo setor de boulder (segundo o Marquinho: “fica a 2 minutos e 45 segundos de caminhada”). O setor é relativamente pequeno, mas vale a pena ir para conhecer pelo menos 2 problemas: o Boaconha, um V6, de aresta em negativo teto; e um outro boulder exposto e bem extenso que não lembro o nome...
E por último, mas não menos importante, os specials thanks para: O representante capixaba, Afeto que mostrou para a galera que Espírito Santo tem escalada e escalador motivado; as escaladoras Rafa e Gi pela parceria, spots e cia; a Gretta e ao Marquinho por nos receber no refúgio (Está muito legal lá!!!); aos escaladores de vibe Fei, Fred, Gustavo, Felipe e toda galera que esteve lá curtindo e na good vibe! Sorry se esqueci de alguém!"

Gostaria de agradecer a galera que nos apoiou bastante lá em CMD (Marquinho, Gretta, Gustavo, Gi, Rafa, Fei, Fred, Belisário, o Francês...) e em especial ao Naoki que me arimou de ir lá com ele gastar os dedos nesse lugar fantástico...

Meio de locomoção...

Galera no fim do B-session !!!

Rodízio de pizza...


Despedida...vlw guias Rafa e Gi!!!

Nenhum comentário: