sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Trip dos Sonhos - SPACELINE

Acordamos cedo e já fomos separando o que iríamos levar de equipamento para armar o 1º Spaceline do Brasil, após algumas horas deixamos tudo pronto e partimos rumo ao Canion do Talhado que fica próximo a cidade de Delmiro Gouveia em Alagoas. Com aproximadamente 50min já estávamos no Mirante do Talhado que é a casa do Seu Zé Francisco e Dona Inácia, eles recebem as pessoas por lá e oferecem opções de passeios guiados pelas trilhas além de almoço/janta e hospedagem. Rodamos toda a propriedade mas nada de achá-los decidimos então seguir a trilha e tentar chegar ao local sozinhos.
Casa de Gorette nos preparativos...

Depois de caminhar por alguns minutos eis que damos de cara com aquele visual deslumbrante, sempre fiquei fascinado com as fotos das pessoas praticando o psicobloc nesses cânions de rocha arenítica, perfeitos para esta modalidade da escalada, e eu como escalador estava simplesmente ali no melhor local do Brasil para esta prática. Não me restava mais dúvida que ali teria que ser o local para o 1º Spaceline do Brasil, para mim, abrir uma nova linha de highline envolve muitos fatores, gosto por exemplo de analisar a beleza do local, a exposição da altura que ficará armado o highline e a direção da linha do highline, tendo sempre em mente o mínimo impacto possível a área.
Canion do Talhado

Comecei então os trabalhos, já fui medindo as distâncias de um lado ao outro do cânion além de testar a rocha para saber qual ponto seria o mais apropriado para fixar as ancoragens na rocha, de um lado estava tudo certo porém do outro não sabíamos se teríamos como chegar, o sol já estava nos desgastando neste momento e batia ali uma certa indecisão de se fazer naquele local, para não desanimar fui procurar um acesso ao outro lado do cânion e em alguns minutos achei a trilha de acesso e lá eu estava, testei a rocha e pronto agora não tinha mais volta seria ali mesmo.

Para dar uma motivada resolvemos dar um mergulho naquelas águas verdes do Velho Chico e por sorte o pessoal do Ximbra que trabalha com uma canoa levando e trazendo turistas do Catamarã que fica ali estacionado nos pegou e foi nos apresentar o famoso psicobloc, já chegando na via fui subindo sem olhar para baixo, quando me dei conta já tinha uns 10 metros e o medo já batia, ai tive duas opções ou continuar escalando e chegar até em cima mais uns 20m e andar bastante depois para voltar ou me jogar, depois de alguns minutos me joguei, caramba que emoção foi pra mim está ali vivendo esta experiência só isso já tinha valido toda a minha viagem, o resto da galera também caiu na brincadeira e foi o que faltava, voltamos para cima do cânion e deixamos as ancoragens prontas para voltarmos no dia seguinte para o tão esperado momento.

Partiu Pscicobloc


Caio Afeto escalando no Psicobloc do Canion do Talhado


Reginaldo Gomes escalando...


Nosso guia local Peu mostrando como se faz

Jarbas se jogando do top


Galera do Ximbra no Mirante do Talhado
Já de noite chegamos ao Mirante do Talhado e dessa vez encontramos com Seu Zé Francisco e Dona Inácia, os residentes deste lugar fantástico que já de início nos recepcionaram de uma forma tão calorosa e amiga, poucas horas de conversa e como bons ouvintes fomos absorvendo deste senhor de 75 anos muito conhecimento da sua sabedoria vivida e ficava ali registrado que ele seria o primeiro a fazer a travessia no spaceline.
Galera com Seu Zé Francisco e Dona Inácia

Na manhã seguinte partimos sob a benção desse casal especial e após um rápido briefing armamos o 1º Spaceline do Brasil no Canion do Talhado em Alagoas, como prometido Seu Zé Francisco foi o primeiro a fazer a travessia, colocamos a cadeirinha nele e como na tirolesa ele foi deslizando até o centro e agradecendo esta oportunidade de viver e sentir esta grande emoção em sua vida.

Seu Zé Francisco a primeira pessoa a fazer spaceline no Brasil.

Depois foi a nossa vez de usufruir e compartilhar com todos os amigos ali presentes esta sensação diferente de se equilibrar no spaceline. Tentei andar ao mesmo tempo com o Jarbas, cada um em uma fita e como foi difícil concentrar e manter o equilíbrio, experiência incrível. Todos andaram bastante e se divertiram muito, quem gostou também foram os turistas do Catamarã que tiveram a oportunidade de presenciar este feito inédito no Brasil.

Reginaldo Gomes no CENTRO do Spaceline
Bruno Nunes dando uma relaxada
Alisson Guedes colocando toda a sua habilidade em prática

Agora Háiiiii, Jarbas andando no Spaceline


Caio Afeto atravessando com a vista de baixo do Canion

Após aproveitarmos bastante, resolvemos desarmar o spaceline e armar um highline comum usando as mesmas ancoragens. Após o por do sol infelizmente tivemos que desarmar tudo pois tínhamos mais outra missão pela frente no outro dia.
Caio Afeto no Highline Dona Inácia

ESPECIFICAÇÕES DO SPACELINE:
Nome: Spaceline Seu Zé Francisco
- 4 ancoragens de cada lado
- distancias 8m, 15m e 20m aproximadamente / altura 50m

ESPECIFICAÇÕES DO HIGHLINE:
Nome: Highline Dona Inácia
- 4 ancoragens de cada lado
- distancia 40m / altura 50m

A despedida é sempre um momento difícil, principalmente quando temos que nos afastar de pessoas tão importantes para nós sem saber quando teremos a oportunidade de nos ver novamente, assim com a tristeza de partir e a felicidade de ter feito uma amizade verdadeira rumamos de volta a Paulo Afonso.

O lar de pessoas muito especiais!!!

Roteiros Turísticos no Canion do Talhado e região contactar:
- Mirante do Talhado / Seu Zé Francisco ou Dona Inácia:
(82)8874-9373 OI 

Nenhum comentário: