quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

HighVibe Montanha is BACK

Depois da gravação do programa Circuito Radical 2015 - TV Globo eu e o Damian rumamos para Vitória-ES, agora estávamos livres para fazermos a nossa trip e o roteiro desta viagem passaria pelos highlines clássicos do ES, RJ e uma folga em MG ou melhor a logística era essa, porém tínhamos apenas 15 dias...Um dos objetivos principais desta viagem era um projeto que tinha de highline no cume da Pedra dos 3 Pontões que fica em Afonso Cláudio-ES e que seria em homenagem ao acrobata Peter Rehlinger, o próximo post será sobre este projeto, em breve aguardem... 


Damian de segundo finalizando a escalada

Partiu pra próxima...

O primeiro dia da trip que era de descanso resolvemos fazer uma escalada tranquila no Morro do Moreno, uma área de escalada que fica dentro da cidade com fácil acesso e que possui um visual deslumbrante da Grande Vitória. Foi curtição total e uma boa aclimatação para o Damian ir pegando a manha da escalada nos granitos Capixabas.

Vista do Morro do Moreno em um dia épico.

Já de noite o "flecha negra" chega em Vitória pilotado por Gustavo Fontes, agora sim o HighVibe 20 estava completo e pronto para encarar o desafio do highline na Pedra dos 3 Pontões...Porém, a previsão do tempo estava de chuva para quase todo o Brasil, conversei com o Roberto Livre amigo escalador lá de Afonso Cláudio e ele só me enviou uma foto da cidade sendo lavada por uma chuva...


Chuva em Afonso Cláudio, ou seja, chuva na Pedra dos 3 Pontões

Bom, quem não arrisca não petisca e então mudamos os planos e partimos no outro dia cedo para o clássico highline dos 5 Pontões na divisa Itaguaçu/Laranja da Terra-ES pois lá a escalada era mais tranquila caso o tempo estivesse instável.Quem também se juntou a essa trip foi o escalador Rodrigo Guizzardi que estava passando férias aqui pelo ES.


Gustavin no aquecimento para encarar a Pedra dos 5 Pontões lá trás...

Chegamos ao Recanto da Pedra e fomos recebidos por Antonio e Luzia, que nos deram uma ótima notícia, o Zudivan e o Brunoro outros escaladores locais estavam lá na Pedra abrindo uma nova via, ou seja, uma corda já não seria mais necessária carregar morro a cima, menos "pesados" partimos para aproveitar a brecha da previsão do tempo e após 4 horas já estávamos lá na montanha com o highline armado e pronto para ser testado.


Hora de encarar o clássico!!!

A montanha é realmente sincera, depois de ter treinado e realizados outros highlines durante as minhas últimas viagens achei que seria mais tranquilo encarar os 5 Pontões novamente, mas a verdade é que esse highline sempre me intimida, me levantei rumo a direção do pontão maior e perto do meio caí, dalí mesmo continuei e finalizei, foi só relaxar um pouco e fazer a volta sem quedas aí sim já estava satisfeito pelo dia, o Damian só precisou de uma levantada, e assim veio caminhando para finalizar a sua travessia e comemorar com agente em cima do cume gêmeo. Gustavin tentou também mas depois da viagem todo mundo já estava desgastado e era a hora de descer par ao abrigo e descansar pois o outro dia seria bem trabalhoso pois teríamos que desarmar e voltar para Vitória...


Damian completando a travessia!!!

De volta ao Recanto da Pedra encontramos com toda a galera e apreciamos o melhor churrasco da região preparado pelo Antonio e Luzia...Depois do rango partimos para o abrigo pois a intenção era acordar mais cedo no outro dia para aproveitar mais a Montanha.


Abrigo Recanto da Pedra.


Bom dia para a Pedra dos 5 Pontões

Acordamos super felizes, com a vista para a pedra e pelo o céu azul sem nuvens, partiu café da manhã e depois montanha...Mas antes um aquecimento no brinquedo novo que achamos lá no quintal!!!


Corrida no Rolo Compressor, hehehehe...

Papo vai e papo vem na hora do café, decidimos então fazer umas escaladas antes de tentar o highline, fui então aplicar a galera na Via "Quebrando Paradigmas" que ajudei a conquistar juntamente com Zudivan e o Antonio, seria então a primeira repetição. Gustavin e eu formamos uma dupla e partimos a francesa enquanto Rodrigo e Damian fizeram outra e o resto só o cume interessa.


Rodrigo finalizando a última enfiada...


Clássica foto do CUME!!!

Depois dessa via descemos e enquanto Rodrigo e Damian realizavam outra escalada agora no Pitoco do Alemão, eu e Gustavin começávamos a jornada da ascensão de volta ao highline...Chegando lá, já fui me amarrando ao leash e parti rumo ao pontão maior, a cada passo fui me motivando cada vez mais e finalmente realizada mais uma travessia, depois dessa já estava super feliz e realizado, a viagem valeu muito a pena, todos já estavam bastante cansados foi a hora de desarmar e voltar para Vitória pois esta era só o começo da viagem, muito mais estava por vir...


Partiu para a próxima!!!


Por do sol, fechando com chave de ouro

Aproveitamos para jantar e nos despedir dos amigos do Recanto da Pedra, agradecer Antonio e Luzia por sempre nos receber bem e cuidar deste lugar tão especial.

Agora o foco era a Pedra dos 3 Pontões mas antes em Vitória um dia de descanso para recuperar as energias, dia de descanso no HighVibe é subindo pedra e fui aplicar Gustavin em um dos boulders mais clássicos do ES o Cirurgia Moral que havia feito o First Ascent em 2007 e que ainda não tinha repetição. Depois de escovar aqui, marcar ali e dar uns pegas CADENA, oque demorei meses para fazer Gustavin mandou em minutos, hehehehe, confirmando o grau V9, fiquei felizão e também repetir...


Partiu Boulder, Ihuuuuuu...


Gustavin na cadena do Cirurgia Moral - V9 / Guigui na segurança!!!

Partiu então para o outro clássico do ES o boulder Hereditário que fica no morro do moreno, mandei ele em 2009 e sugeri V8, chegando lá o boulder estava tomado por mato e uma bosta bem na base dele, hora de entrar em ação os jardineiros, eu por cima e Guigui escalador local por baixo, depois de alguns minutos estava perfeito e pronto para o pega, só falei uma coisa pra Gustavin, "Fih, depois desse trabalho todo pode apertar com vontade essas agarras e mandar esse boulder" e num é que na segunda tentativa o bixo num mandou e ainda achou soft, hehehehe...Foi irado demais ver esses clássicos sendo repetidos por um monstro da escalada brasileira, brigadão por ser meu amigo Gustavin!!!


Eu finalizando o boulder Hereditário - V8 próximo ao lance crux da virada...

Além desses dois clássicos Gustavin ainda abriu e mandou o FA de mais dois boulders no morro do moreno o Loteria - V7 e o Mega-Sena V10 que é uma extensão do loteria.

Só gostaria de agradecer a vibe do meu amigo e escalador local Guilherme Moura "Guigui" que sempre esta junto passando uma energia super boa, você é brother demais Guigui, além do pessoal do Recanto da Pedra e do Rodrigão que topou esse desafio dos 5 Pontões.

Próximo Post, "Between Heaven and Earth / Entre o céu e a terra - Pedra dos 3 Pontões"

Nenhum comentário: